Estudantes participaram das atrações da semana e muitas famílias aproveitaram o Dia das Crianças
A Feira do Livro de Rio do Sul 2024 foi uma grande festa da literatura e das artes. O evento marcou o aniversário dos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal e o Dia das Crianças. De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Rodrigo Pedrozo, mais de 12 mil pessoas passaram pelo evento entre os dias 7 e 12 de outubro.
“Desde segunda-feira tivemos muitos visitantes comprando livros e conferindo a programação com teatro, dança, música, cinema, exposição e oficinas. Tivemos também um bom público à noite, mesmo nos dias de chuva. Os grandes momentos foram os bate-papos literários com Fernanda Takai e Raphael Montes, quando tivemos a ‘casa cheia’” , afirma Pedrozo.
A feira teve mais de 100 atividades realizadas na sede da Fundação Cultural, incluindo saraus, lançamentos de livros e bate-papos literários com autores regionais e nacionais. Foram lançadas obras como Terra, Nossa Casa Comum, coletânea de autores de Rio do Sul e região, além da realização da premiação dos estudantes vencedores do VI Concurso Literário Manoel Karam. A Câmara de Vereadores e a Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí prestaram homenagem ao Escritor Destaque, Ivo Ferrari.
O evento também contou com atividades da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – ALBSC – Seccional Rio do Sul, CineSesc, BiblioSesc, Exposição Uniarte 2024, Mostra de Cinema de Rio do Sul e de artesanato, atividades de cultura pop e geek.
Participação de autores nacionais: as relações entre literatura, música e cinema
A cantora, compositora, multi-instrumentista e escritora Fernanda Takai subiu ao palco do Teatro Domingos Venturini acompanhada da tecladista Camila Lordy. Ela contou sobre o início da sua experiência como cronista de jornal em Minas Gerais e situações cotidianas em família e com a filha Nina, a inspirando para a escrita do livro O cabelo da menina (obra com ilustrações de Ina Carolina, e vencedora do Prêmio Jabuti em 2017). Fernanda também falou sobre os muitos momentos e conquistas com a banda Pato Fu e apresentou música de sua carreira solo. Depois do bate-papo, a artista atendeu todos os fãs presentes na sessão de autógrafos.
A participação do escritor e roteirista Raphael Montes também lotou o espaço. O artista falou sobre o desejo de contar histórias que surgiu na adolescência e que o levou a escrever o romance Os Suicidas , enquanto cursava Direito. Ele se mostrou à vontade no palco, fez uma conversa leve e descontraída, motivando risos e aplausos do público. Falou sobre o processo criativo, referências do cinema, da literatura e da televisão e como foi compor obras importantes, como Bom Dia, Verônica, Dias Perfeitos, Jantar Secreto, Uma Família Feliz, entre outras. Montes afirmou que escreve romances policiais, com histórias que envolvem crime, violência, sangue e que também tenham temas atuais. Ele também realizou uma sessão de fotos e autógrafos.
Outro nome de destaque foi o escritor e tradutor Daniel Galera, que no bate-papo literário falou sobre o início da carreira nos anos 1990, quando o acesso à Internet ainda era limitado e suas escritas circulavam por e-mail e nos primórdios dos blogs. O autor falou ainda sobre o processo de criação do livro Barba ensopada de sangue a partir de um período vivido em Garopaba – lugar onde se passa o enredo da obra. Também falou das relações de seus livros com o cinema, já que quatro deles foram adaptados para as telonas.
_”Queremos agradecer as escolas, o público em geral e nossos parceiros por, mais uma vez, tornar a Feira do Livro de Rio do Sul um sucesso, a consolidando como um dos mais importantes eventos literários de Santa Catarina”, reconhece a bibliotecária Raquel Bezerra Tatim.
A Feira do Livro de Rio do Sul 2024 é um projeto cultural realizado pela Associação dos Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc), por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com apoio da Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, LM Café e Prefeitura, o patrocínio da Fundação Cultural, Minha Casa Assistência Técnica, Rio Som e Viacredi Alto Vale – cooperativa Ailos, e o incentivo da Celesc. (Ascom Rio do Sul)