Pela primeira vez, cinco binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participam da 7ª Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, realizada nesta semana em Florianópolis. Tradicionalmente voltado para cães de polícia, o evento agora inclui também a participação dos bombeiros catarinenses.
Os binômios – compostos por bombeiros militares e seus cães – estão competindo nas categorias de busca de pessoas, obediência funcional, desempenho físico e busca de tecidos humanos, esta última inserida de forma experimental. Ao todo, a competição inclui 10 provas, e o CBMSC está sendo representado por quatro duplas.
Importância do treinamento
Para o bombeiro Genivan Küll, tutor do cão Nick, a competição oferece uma oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento. “Competir exige uma preparação diferente das ocorrências reais, mas nos ajuda a evoluir e melhorar o desempenho”, explicou.
A cinotecnia no CBMSC começou em 2003 e se desenvolveu após o desastre climático de 2008 no Vale do Itajaí. Atualmente, o modelo adotado em Santa Catarina, onde o cão convive integralmente com o bombeiro, é referência nacional. As provas da competição estão sendo realizadas na Acadepol e no Sapiens Park, com 57 competidores de diferentes forças de segurança e também da sociedade civil.
Fonte: Secom/SC