O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, esteve na tarde de segunda-feira (21) na sede da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), em Rio do Sul, para apresentar o projeto de revisão do Manual de Operação de Barragem durante uma audiência pública. Essa iniciativa – que é uma consulta pública inédita -, está sendo realizada até o dia 8 de novembro, com o objetivo de envolver a sociedade e especialistas na atualização do documento, que será completamente revisado para atender às atuais necessidades de gestão e operação das barragens de contenção de cheias.
A participação é exclusivamente técnica, permitindo que todos os interessados conheçam o conteúdo do manual e façam sugestões fundamentadas. As contribuições poderão ser enviadas por meio de uma página específica no site da Defesa Civil, onde os participantes poderão acessar o manual e preencher um formulário com suas considerações.
Fabiano de Souza destacou a importância da consulta como uma oportunidade para ampliar o diálogo com a sociedade e garantir que a gestão das barragens leve em conta os interesses diversos da população. As sugestões recebidas serão analisadas e poderão resultar em alterações no documento, que visa aprimorar a transparência e eficácia na operação das barragens em Santa Catarina.