Na semana passada, o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Armando, esteve em Brasília para tratar de assuntos relacionados às demandas da comunidade indígena LaKlãnõ-Xokleng, que vivem em aldeias na região de Ibirama e José Boiteux. A primeira reunião ocorreu no Ministério dos Povos Originários com a secretária executiva do Ministério, Elaine Labes, e a segunda na FUNAI com a coordenadora de Licenciamento Ambiental, Alessandra Schmitt, juntamente com os caciques das 10 aldeias da Terra Indígena.
O objetivo dessas reuniões foi discutir as ações do Governo de Santa Catarina para cumprir as obrigações previstas em um acordo intermediado pelo Ministério Público Federal em 2003. Essas obrigações incluem a execução de obras de compensação para as tribos e o repasse de recursos pelo Governo Federal para que o Governo Estadual possa realizar as ações necessárias.
Conversamos com o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Armando, sobre o assunto. Ouça a entrevista: