Após um mês de outubro em que a tarifa de energia elétrica esteve na bandeira vermelha 2, a mais alta do país, novembro passará para a bandeira amarela, conforme anunciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira (25). Com essa mudança, a tarifa cairá de R$ 7,877 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, resultando em uma redução de 76%.
A decisão ocorre em meio a uma seca histórica enfrentada pelo Brasil em 2024, que gerou preocupações sobre o nível de água nas hidrelétricas, a principal fonte de energia do país. Devido a esse cenário, a Aneel elevou a tarifa para a bandeira vermelha nível 1 em setembro e para nível 2 em outubro, alertando os consumidores sobre a necessidade de economizar energia para reduzir os custos operacionais do sistema.
Com a previsão de chuvas para novembro, a Aneel acredita que as condições para geração de energia melhorarão. No entanto, a agência ressalta que ainda será necessário produzir energia adicional. “As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses continuam abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores”, informou a Aneel.