O projeto de cultura “Digitalização do acervo da Sociedade Colonizadora Hanseática: Influência da colonização Italiana na Colônia Hansa-Hammonia”, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará uma apresentação para a comunidade dos dados coletados na pesquisa durante últimos dois anos.
A mostra, que é aberta à comunidade, acontecerá no Salão Santo Antônio, em Presidente Getúlio, em 27 de outubro, a partir das 9h. O evento terá coffee break e, por isso, é necessária inscrição prévia por meio do WhatsApp 47 991468477. Após a exposição, haverá na capela uma missa em língua italiana.
“Com o objetivo de divulgar estes resultados de forma abrangente à comunidade de origem italiana, será realizado uma mostra de mapas, materiais impressos, e fotografias durante o evento cultural do Circolo Trentino di Presidente Getúlio, que comemora 20 anos de sua fundação”, explica o coordenador do projeto, Rafael Rossi Schafer, que é técnico da Udesc Alto Vale.
Sobre o projeto
A digitalização de todo material ocorreu dentro do Arquivo Público Municipal de Ibirama Carlos Pabst. Uma grande relação de sobrenomes italianos puderam ser mapeados nestes dois anos do projeto, além do que foi digitalizado na edição anterior do edital que incentiva a cultura na Udesc.
Além de toda essa relação dos italianos e descendentes que adquiriram terras da Sociedade Hanseática, o projeto também disponibilizou por meio do site da Udesc Alto Vale um vasto acervo de imagens dos livros e mapas da Sociedade, que servem para pesquisa histórica e de família.
Mais informações sobre o projeto: www.udesc.br/ceavi/projetoitalianos (Ascom Udesc)