A Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmou o primeiro caso da variante EG.5 da Covid-19 em Santa Catarina. O paciente infectado é um homem de 37 anos. Ele mora em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O infectado não tem histórico de viagem e possui esquema vacinal primário contra a Covid-19 (primeira e segunda doses).
A Secretaria de Estado da Saúde destaca que a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves e mortes por Covid-19. Além do esquema primário, é importante que toda a população atualize a situação vacinal com as doses de reforço.
Toda a população com 18 anos ou mais com o esquema primário completo (primeira e segunda doses) deve tomar uma dose de reforço com a bivalente, desde que a última dose tenha sido aplicada há mais de quatro meses.
“É importante lembrarmos que, para as variantes ômicron do coronavírus, a vacinação com as doses de reforço e a utilização da vacina bivalente aumentam a proteção. Ainda não temos estudos para essa nova variante EG.5 e a sua relação com as vacinas, mas sabemos que é importante estarmos adequadamente vacinados e com as doses de reforço, sobretudo a dose bivalente, que tem uma proteção maior contra a linhagem ômicron”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi.
Foto/crédito: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM/SC