A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei (PL) 510/2023, que reconhece as benzedeiras como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do estado. A proposta agora segue para sanção do governador Jorginho Mello (PL). O projeto, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), destaca a relevância das benzedeiras para a cultura e as tradições catarinenses.
Além de seu papel cultural, o texto sublinha sua contribuição à saúde, por meio de práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Florianópolis, a prática já havia sido registrada como “Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível” pela Fundação Cultural Franklin Cascaes, em 26 de março de 2024.
As benzedeiras mantêm vivas práticas culturais herdadas de gerações, como o “Pão por Deus”, uma tradição açoriana. Nessa prática, são confeccionados cartões em formato de coração, enfeitados e com rimas escritas, que simbolizam pedidos ou recordações. Essa e outras tradições reforçam o vínculo das benzedeiras com o patrimônio cultural imaterial do estado.
Fonte: ND +