O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá receber alta da UTI nesta sexta-feira (13), conforme informou o médico Roberto Kalil Filho durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12). Durante coletiva de imprensa, os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, responsáveis pelo acompanhamento médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informaram que ele apresenta boa recuperação após a realização de uma segunda cirurgia nesta quinta-feira (12).
O procedimento, que durou menos de uma hora, teve como objetivo fechar pequenos vasos sanguíneos nas artérias da meninge, a membrana localizada entre o cérebro e o crânio. A retirada do dreno colocado no crânio, após a cirurgia realizada na terça-feira (10), está prevista para hoje, mas ele seguirá sob monitoramento contínuo nas próximas horas.
De acordo com a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, a alta da UTI marca uma evolução no quadro de Lula, embora ele permaneça no mesmo quarto no Hospital Sírio-Libanês. “A mudança será apenas nos cuidados, que deixam de exigir monitorização contínua,” explicou Germoglio.
A previsão é que o presidente receba alta hospitalar entre segunda (16) e terça-feira (17). Após isso, Lula deve retornar ao Palácio da Alvorada e retomar gradualmente as atividades presidenciais. “Será necessário um repouso relativo por algumas semanas, mas ele terá uma recuperação normal,” destacou Kalil, ressaltando a necessidade de limitar atividades físicas durante o período de convalescença.
Fonte: ND +