A Prefeitura de Rio do Sul informa que a avenida Jorge Lacerda, no bairro Budag, está com o trânsito interditado desde às 6h da manhã desta quinta-feira (16) em razão de obras de macrodrenagem. O bloqueio será nos dois sentidos e ocorrerá desde o cruzamento da via com a rua Lauro Muller, próximo à Pista de Bicicross, até o início da avenida Augusta Deeke, próximo ao canteiro de obras da ponte entre o Budag e o Canoas. A via permanecerá aberta apenas para o trânsito local de moradores e acesso às empresas.
A interdição é por conta de obras de instalação de redes de drenagem na região, a chamada “Obra de Macrodrenagem”, que estão em andamento desde 2023. Nesta etapa, uma tubulação que está sendo construída no beco Lourival Pereira, vai atravessar a avenida Jorge Lacerda em direção à rua Alois Perfoll. A escavação de valas e colocação dos tubos deve interromper o trânsito pelo menos até a próxima quarta-feira (22), ficando fechado inclusive à noite e no final de semana.
Opções de rotas para o motorista
Para motoristas que trafegam no sentido região central para os bairros Budag, Barragem e Barra do Trombudo, a recomendação é seguir da avenida Barão do Rio Branco em direção à rua Lauro Muller.
No sentido oposto, para motoristas que estão nos bairros e desejam acessar a região central, a orientação é utilizar a avenida Augusta Deeke, entrando na rua Arthur Siewerdt, e posteriormente seguindo até as ruas Pedro Américo e Lauro Muller.
Em ambas as situações de entrada ou saída do bairro Budag, há outras rotas disponíveis na região. Fica a critério do motorista qual o melhor caminho a ser seguido, seguindo as orientações de sinalização.
Obras de macrodrenagem
O serviço em andamento no bairro Budag, chamado também de “Obra de Macrodrenagem” é um projeto de interligação de tubulações e grandes galerias de drenagem com pelo menos 1.641 metros de comprimento, que atravessa algumas vias. O objetivo é reduzir pontos de alagamento em diversas ruas da região.
A obra tem tubos que chegam a 1,5 metro de diâmetro e galerias menores que se interligam, auxiliando no escoamento da água da chuva. Em alguns pontos, são necessárias fileiras duplas, para dar conta da vazão, já que as redes existentes ficam sobrecarregadas em momentos de maior volume de precipitação.
Além da rua Jorge Lacerda, outras oito ruas do bairro Budag estão sendo afetadas pela obra de macrodrenagem, como as ruas Albert Einstein, Alois Perfoll, Arthur Siewert, Beco Lourival Pereira, Rua Emanuel Kant, Jorge Lacerda, Luis Pasteur, Pedro Américo e Vitor Meireles. O investimento total é de R$ 4.539.554,61 fruto de convênio do município com o Governo do Estado. Faz parte do contrato com a empreiteira a cobertura de pavimentação das ruas afetadas, com o mesmo material já existente.
Fonte: Ascom / Prefeitura de Rio do Sul