A chuva intensa que atingiu o Litoral Norte de Santa Catarina entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (16) provocou caos em diversos pontos de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Camboriú. Forças de segurança e a Defesa Civil das cidades estão mobilizadas para prestar apoio às famílias afetadas.
Em Balneário Camboriú, parte do teto de um apartamento no Centro desabou, levando o Corpo de Bombeiros a atuar na área para evitar novos incidentes. Além disso, a Avenida Panorâmica está interditada devido aos alagamentos. Em Itajaí, há vários pontos críticos, com alagamentos e risco de deslizamentos, pois o solo está encharcado pelas chuvas acumuladas nos últimos dias.
Segundo Marinho Stringari, coordenador de monitoramento da Defesa Civil de Itajaí, o volume intenso de chuva se deve à formação rápida de um sistema de baixa pressão. A Defesa Civil e o GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) estão monitorando as áreas de risco e pontos de alagamento, com agentes sinalizando as vias interditadas.
Em Camboriú, uma família precisou ser realocada após a situação crítica na rua Picapau. A população é orientada a evitar áreas de risco e acionar os serviços de emergência pelo 199 ou 193 em caso de novas ocorrências.
A previsão da Defesa Civil é de diminuição das chuvas a partir das 10h, o que pode aliviar os alagamentos. No entanto, o risco de deslizamentos continua elevado devido ao solo saturado.
Fonte: ND +