O professor Marcelo de Souza, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, recebeu um prêmio internacional por sua tese de doutorado que trata da melhoria de algoritmos automáticos. O trabalho foi reconhecido pelo Prêmio Sigevo de Melhor Dissertação, que destaca pesquisas na área de computação evolutiva.
Na pesquisa, Marcelo propôs formas de tornar a configuração automática de algoritmos mais eficiente, gerando melhores resultados e simplificando a análise. A tese “Configuração Automática de Algoritmo: Métodos e Aplicações” apresenta um programa que aplica ideias para criar algoritmos mais eficazes em diversos problemas.
O trabalho de doutorado foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de computação, e o professor atuou como pesquisador visitante na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Sua tese foi aprovada com o maior conceito, recebendo a máxima distinção acadêmica.
Sobre o prêmio
Organizado pela Association for Computing Machinery (ACM), o Prêmio Sigevo reconhece trabalhos relevantes na área de computação evolutiva. As dissertações são revisadas analisando a profundidade técnica e a importância da contribuição da pesquisa, além de observar o impacto potencial no campo da computação evolutiva e a qualidade da apresentação.
Nesta edição, a premiação anual aconteceu em Lisboa, durante o Genetic and Evolutionary Computation Conference (Gecco), maior evento científico da área.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marcelo.desouza@udesc.br.