O antigo prédio que já foi sede da Prefeitura de Presidente Getúlio não será demolido. O anúncio foi feito após a divulgação do resultado da audiência pública para tratar do futuro da edificação dos anos 50. O placar da votação foi de 153 votos pela manutenção do prédio, contra 119 para demolir. A reunião para ouvir a comunidade foi realizada ontem à noite na Associação dos Aposentados.
No ano passado, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina havia determinado a manutenção da construção, até que a comunidade fosse ouvida por meio de uma audiência pública.
Localizado na Praça Otto Müller, no Centro da cidade, o imóvel foi construído em 1952 “utilizando o método de construção em alvenaria estrutural com o uso de blocos cerâmicos maciços”, conforme apontou laudo técnico.
Apesar da importância histórica e arquitetônica, a construção não é tombada. Para proteger o futuro do imóvel, em maio de 2021, o Ministério Público solicitou à Fundação Catarinense de Cultura o tombamento da antiga prefeitura “considerando o aspecto histórico, cultural e arquitetônico do local”.
Agora, a administração municipal de Presidente Getúlio deve iniciar a revitalização da Praça Otto Müller, e transformar o antigo prédio em um espaço cultural e de lazer.