O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, anunciou que espera em um prazo de oito meses viabilizar a transferência de parte da estrutura de serviços de saúde oferecidos na Policlínica, no Centro da cidade, para o novo Centro Integrado de Saúde. O prédio que fica na Rua Dom Bosco, no Bairro Jardim América, e que antes abrigava o Fórum da comarca, desativado em 2020, começou a ser reformado no início deste mês. São pelo menos 1,8 mil metros quadrados de área construída em dois pisos, para abrigar alguns departamentos da Secretaria Municipal de Saúde.
A informação foi divulgada por Thomé durante a cerimônia de entrega da escritura do terreno onde hoje está localizada a Policlínica de Rio do Sul, conhecida como “Verdão”, para a Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), mantenedora do Hospital Regional, e para a Associação Renal Vida. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (28), no auditório do hospital, e contou com a presença de diretores das duas instituições.
O terreno será dividido em partes iguais. E essa conquista era aguardada pelas duas entidades que precisam ampliar as estruturas para atender à crescente demanda de pacientes.
Novo Centro Integrado de Saúde
O objetivo da administração municipal é adaptar o espaço na Rua Dom Bosco para ofertar uma grande gama de serviços, como, a Unidade Básica de Saúde para os moradores dos bairros Centro e Jardim América, o Centro de Atendimento para Crianças e Adolescentes, atendimentos de fisioterapia e abrigar a equipe administrativa da Secretaria de Saúde.
A obra tem investimentos de R$ 4.444.412,07, com recursos próprios da prefeitura de Rio do Sul. A construtora responsável é a Alto Vale Construções Ltda. O prédio terá acesso para ambulâncias, além da manutenção de espaços no estacionamento para veículos de emergência e da equipe de trabalho. O imóvel terá acessibilidade para cadeirantes e sanitários espalhados por todo o prédio.
Foto/crédito: Rodrigo Horst