Helicóptero, equipes especializadas, monitoramento e antecipação são as ferramentas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para o gerenciamento da situação climática no estado.
No início da tarde de hoje, 06, o CBMSC seguiu com as atividades de antecipação para minimizar os estragos causados pela chuva e a preparação para as previsões do tempo. Uma estrutura do CBMSC está montada em Rio do Sul, com um Auto Posto de Comando (APC), para que possam ser tomadas decisões específicas e ágeis, além de uma equipe de Tecnologia da Informação garantindo os sistemas da corporação em pleno funcionamento. Outra equipe, do Comando-Geral, está presencialmente na Defesa Civil de Santa Catarina, direcionando as ações conjuntamente, com coordenação do Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza.
A previsão indica chuvas intensas a partir de hoje, principalmente para as regiões do Vale do Itajaí e sul do Estado.
Recursos empregados até o momento
Três equipes de Forças-Tarefa (FT) já estão empenhadas no 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul. Os militares destas FT são especialistas em Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE) e foram deslocados com embarcações, viaturas e equipamentos necessários para reforço e pronta operação.
As equipes deslocadas são de São José (10º BBM), Xanxerê (14º BBM) e Curitibanos (2º BBM). Já o helicóptero Arcanjo 03 é de Blumenau (3º BBM).
Todas as equipes de Força-Tarefa estão em sobreaviso para caso seja necessário emprego, além do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH).
Atendimentos
Até este momento, desde o dia 03, o CBMSC atendeu 139 ocorrências relacionadas com as chuvas.
Relembramos as dicas de prevenção do CBMSC: https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/blog-de-noticias/chuvas-em-santa-catarina-cuidados-essenciais-apontados-pelo-corpo-de-bombeiros-militar
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina