A cidade de Taió amanheceu nesta segunda-feira (16) quase que em um cenário de guerra após passar mais de uma semana submersa durante uma enchente histórica na cidade. Mais de 140 pessoas seguem em um abrigo disponibilizado pela prefeitura, longe de suas casas.
Havia um abrigo mobilizado pela prefeitura em Taió, mas ele foi transferido para o Centro de Eventos da cidade vizinha de Pouso Redondo, para facilitar a logística de atendimento, segundo as autoridades locais. No início da tarde desta segunda-feira (16), o Rio Itajaí do Oeste estava em 8,03 metros.
Não há um número atualizado de pessoas desalojadas, segundo a prefeitura, já que muitos moradores buscaram abrigo na casa de familiares.
Força-tarefa para limpar áreas atingidas pela enchente em Taió
Muitos moradores acordaram cedo nesta segunda-feira (16) para iniciar a limpeza de suas casas e estabelecimentos após uma trégua da chuva neste domingo (15). Porém, a prefeitura orienta que os moradores não voltem aos locais, pois há previsão que novos temporais possam inundar a cidade novamente, nos próximos dias.
Muitos lojistas começaram a limpar seus empreendimentos, retirando móveis e materiais estragados. Equipes da secretaria de Obras passam com caçambas, retroescavadeiras e caminhões para recolher os entulhos que a enchente deixou.
Na principal praça da área central da cidade, o cenário de placas retorcidas e jardins destruídos impressionou.
Taió foi uma das cidades mais atingidas pelas cheias e ainda se encontra com muitas ruas alagadas. Equipes seguem trabalhando no atendimento à população afetada e monitorando a situação na região. Na rede municipal de ensino, algumas unidades escolares já poderão ter as aulas retomadas no decorrer desta semana.
Conforme a prefeitura, ainda há comunidades ilhadas e pontos de alagamento no interior do município. Neste domingo (15), uma força-tarefa efetuou a limpeza de prédios públicos como o PSF (Posto de Saúde da Família) do Centro, Ginásio Erna Heidrich, PSE Assistência Social, Escola Leopoldo e Colégio Luiz Bertoli.
Informações: Rádio Educadora