O fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí-Açu, em Itajaí e Navegantes, completou duas semanas nesta quarta-feira (18) com prejuízos milionários para o transporte marítimo. As condições climáticas do Estado resultaram na interrupção temporária das manobras de navios. Até o momento, 37 não puderam atracar.
O fechamento ocorreu na primeira quarta-feira (4) deste mês, quando a Marinha do Brasil determinou a ação devido ao risco de navegação, já que as fortes chuvas deixaram a correnteza muito forte. Com isso, navios fazem fila em alto-mar e esperam a liberação para atracar.
Conforme a última atualização do complexo, 37 navios não conseguiram chegar e outros quatro aguardavam fundeados (“estacionados”) no mar. Além disso, 12 estão navegando em direção a Itajaí, o que deve aumentar a lista.
Segundo a estimativa do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, cada dia parado resulta, para um único navio, prejuízos entre 30 mil e 50 mil dólares, ou seja, até R$ 252 mil. Isso sem contar o impacto também para todo o setor em si. A essa altura, as perdas já são milionárias.
Com o rio ainda no nível de alerta em Blumenau — acima dos 6 metros — e a situação não normalizada, ainda não há previsão para o retorno das manobras dos navios nos portos.
Informações NSC