Os bloquinhos europeus vão precisar se reinventar. Isso porque a União Europeia aprovou a proibição definitiva da venda de tudo o que envolve glitter.E o banimento não foi apenas do glitter, mas de todos os produtos feitos a partir de microplásticos em todos os países do bloco.
A medida do Pacto Ecológico Europeu vai atingir empresas de cosméticos, materiais de construção, fertilizantes, medicamentos e instalações industriais.
Mas o que são os microplásticos? Como o nome já diz, são pequenas partículas de plástico que medem menos de cinco milímetros de diâmetro.
O motivo do banimento é que o material não se degrada e isso significa que uma vez que está no ar, água ou solo, ele simplesmente não pode ser extinto do planeta. A ONU estima que existam mais microplásticos nos mares do que estrelas na galáxia.
O impacto ambiental que isso causa pode ser enorme. Só na Europa, 42 mil toneladas desses pedacinhos de plásticos são liberados todos os anos.
A restrição serve para produtos europeus e importados, e alguns cosméticos específicos terão de 4 a 12 anos para adaptação — mas o glitter já está proibido.
Fonte thenews