Rio do Sul iniciou o cadastramento de pessoas atingidas pela enchente deste mês interessadas em sacar o FGTS. Os moradores têm até o dia 31 de outubro para preencher o formulário disponível no site da prefeitura. As informações serão inseridas pelo município no sistema da Caixa Econômica para análise e, caso ocorra a aprovação, a liberação pode ser de até R$ 6.220,00, de acordo com o saldo do trabalhador.
A prefeitura informou que a Caixa liberou, inicialmente, o cadastramento e o direito a fazer o saque apenas para o cidadão que comprovadamente foi atingido pela enchente. Isso vale para casa atingida pela água, mas não se enquadra, por exemplo, para quem tem a moradia em um pavimento que não foi inundado, como em apartamentos acima da cota de 11,86 metros — pico da enchente na cidade.
As informações devem ser preenchidas apenas uma vez no formulário disponível pela prefeitura e o morador deve ter atenção especial à questão do endereço. Isso porque o comprovante de residência precisa ser do período de 15 de junho a 13 de outubro deste ano. É importante que esteja no nome de quem for solicitar o saque do FGTS e que seja exatamente igual ao preenchido no formulário.
O prefeito José Thomé disse que está em contato com a Caixa Econômica Federal para tentar a liberação do saque do FGTS a toda a comunidade, e não apenas aos atingidos. Porém, as normas do programa preveem, no momento, a liberação apenas àqueles que comprovarem terem tido a residência inundada.