Com o objetivo de fortalecer a cultura do consumo e premiar os melhores e mais diversos produtores de laticínios de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) lançou o 1° Concurso Estadual de Queijos Artesanais. Com inscrições para produtores abertas até esta terça-feira (31), o evento acontece entre os dias 29 e 30 de novembro, em Lages.
Haverão três categorias de premiação: “queijo artesanal colonial” (com ou sem tempero, ao vinho), “outros queijos artesanais tradicionais” (Serrano, Diamante, Kochkäse) e “queijos artesanais autorais”.
O regulamento do concurso considera queijos artesanais aqueles produzidos em pequena escala (até 100kg/dia) e os queijos produzidos de forma artesanal, elaborados com predominância de leite de produção própria ou de origem determinada, resultantes de técnicas predominantemente manuais (veja abaixo quais tipos de produtores podem se inscrever).
Além de orientar o mercado e estimular um melhoramento contínuo no processo de produção, o 1° Concurso Estadual de Queijos Artesanais busca também destacar a riqueza cultural e geográfica do setor queijeiro catarinense e valorizar toda sua tradição e inovação. Podem se inscrever no concurso as agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas em Santa Catarina, sob inspeção oficial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF/SISBI) e que atendam às demais normas do regulamento.
Fonte NSC Total