A Barragem Oeste, em Taió, teve todas as comportas fechadas após parar de verter na noite de quarta-feira (1º), segundo a Defesa Civil. Porém, como voltou a chover na região, a estrutura ultrapassou em poucas horas os 100% de capacidade e passou a verter pela terceira vez em menos de um mês, na manhã desta quinta-feira (2).
Em nota divulgada pela Defesa Civil do Estado, a abertura gradual das comportas da barragem Oeste, anunciada e realizada na quarta-feira (1º), foi um procedimento adotado para “diminuir a lâmina d’água” que estava passando pelo vertedouro.
Porém, no início da noite de quarta (1º), quando a barragem voltou a ficar abaixo dos 100% de ocupação, a Defesa Civil do Estado fechou imediatamente as comportas, afirmando que “o fechamento antecipado das comportas irá favorecer a redução dos níveis dos rios no Alto Vale do Itajaí antes da chegada das chuvas”.
Uma nota assinada pelo hidrólogo Dieyson Pelinson, ainda dizia que “o nível da barragem deve continuar reduzindo durante a noite de quarta-feira (1) e entre o final da noite e o início da madrugada da quinta-feira (2)”, o que não ocorreu.
Chuva intensa fez barragem voltar a verter em Taió
Conforme dados de estações da Defesa Civil em Taió, houve uma chuva de 34,19 milímetros na cidade nas últimas 12 horas, o que contribuiu para o nível do reservatório subir de forma inesperada. Em Rio do Campo, cidade que fica logo acima de Taió, a chuva das últimas 12 horas foi mais intensa: 41,98 milímetros.
Por volta das 08h20min da manhã desta quinta-feira (2), a água voltou a passar por cima do vertedouro. Ainda há risco para inundações graduais em toda região do Vale do Itajaí, segundo o órgão.
Um novo comunicado na manhã desta quinta-feira (2), a Defesa Civil de Santa Catarina informa que o vertimento da barragem é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica.
Na manhã desta quinta-feira (2), o nível do Rio Itajaí do Oeste em Taió estava em 5,64 metros e a cidade seguia em estado de monitoramento. Em Rio do Sul, por volta das 10h, o nível do rio Itajaí-Açu estava em 5,77 metros, em nível de alerta.
É somente quando o rio ultrapassa os 7,5 metros que a maior cidade do Alto Vale do Itajaí passa a enfrentar uma enchente. A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações.
Situação das outras estruturas para contenção de cheias
Por volta das 10h50min da manhã desta quinta-feira (2), a barragem Oeste, em Taió, estava com todas as comportas fechadas e 101,21% de ocupação. O nível de água armazenada estava em 23,45 metros.
Em Ituporanga, a Barragem Sul estava no mesmo horário com 79,60% de ocupação e 28,79 metros de água armazenada. Quatro comportas estão fechadas e uma permanecia aberta. Ambas estão com os canais extravasores fechados.
Em José Boiteux, a Barragem Norte segue com as duas comportas fechadas. O nível do reservatório estava em 53,04% e 33,35 metros de água, por volta das 10h de quinta-feira (2).
Foto/crédito: DCSC/Divulgação