O Google anunciou que vai excluir em dezembro contas que nunca foram usadas ou que não fizeram login há pelo menos dois anos. Além do perfil, serão excluídos também os conteúdos. A informação é do jornal Estadão.
Segundo a publicação, a empresa já havia anunciado a decisão em maio deste ano, mas agora confirmou que as exclusões vão ocorrer no próximo mês.
Os usuários que tiverem a conta desativada passarão a ter indisponíveis o endereço de e-mail e também os arquivos dos aplicativos WorkSpace, Drive, Gmail e Google Fotos.
A única exceção são as contas do YouTube que foram logadas com o perfil do Google — essas não vão ser removidas.
Segundo o jornal, a exclusão seria motivada para evitar golpes e ataques cibernéticos, porque a invasão a contas há muito tempo sem uso é considerada mais fácil pelo fato de que o usuário não vai ser informado de alguma atividade suspeita.
Para evitar a exclusão, algumas medidas podem ser adotadas. A principal delas é acessar a conta e utilizar algumas de suas funções. Basta preencher o login e senha na página do Google com a conta que pode estar perto da exclusão. Depois de logar, é possível acessar o Gmail e também utilizar alguns serviços da conta, como Drive e o Meet. A ação é importante sobretudo se o usuário tiver recebido e-mails de alerta sobre possível desligamento da conta.
Outra orientação é fazer backup dos arquivos, caso o usuário ainda permaneça com receio de ter os dados, os conteúdos e a conta excluídos.
Informações NSC Total
Foto: Unsplash