As atividades esportivas e administrativas da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul estão suspensas por tempo indeterminado. Os locais de treino e a sede da Fundação, que fica em anexo ao Ginásio Municipal Artenir Werner foram duramente afetados pela enchente que atingiu a cidade.
Os trabalhos de limpeza em alguns espaços iniciaram na segunda-feira, como no Ginásio Municipal Artenir Werner, além do Estádio Municipal Alfredo João Krieck. No ginásio, por exemplo, mais de 2,5 metros de água afetaram o espaço, já no Estádio foram mais de 3,5 metros de água, chegando até em degraus da arquibancada.
Neste primeiro momento as equipes realizam o recolhimento de lixo, móveis e materiais que não serão aproveitados, elaborando um relatório de todas perdas. Os trabalhos administrativos acontecem de maneira remota. Outros espaços públicos, como Centro de Treinamento de Judô, Ginásio da Metalúrgica, Parque do Farol, Pista de Skate, Pista de Bicicross do bairro Budag, além de campos nos bairros, também foram atingidos pela enchente, com a limpeza iniciando nos próximos dias.
Apesar da previsão de chuva para as próximas semanas, a Fundação continuará os serviços de limpeza. Conforme o diretor técnico da Fundação, Sergio Luis Schlemper, praticamente 100% dos locais de treino foram afetados, com perdas de materiais e danos nas estruturas públicas.
“Estamos realizando mutirões com atletas e técnicos e aos poucos vamos reestabelecer os serviços, mas ainda temos uma grande demanda de trabalho para os próximos 15 dias. No setor administrativo a água passou do forro e infelizmente nossos espaços esportivos estão em áreas que pegam enchente com facilidade. Agora é ter cautela e trabalhar dia a dia na limpeza que em breve vamos retornar todos os treinos”, comentou.