O Sebrae SC alerta que 390 mil pequenos negócios, cerca de 36% do total do Estado, foram atingidos pelas chuvas e precisam, com urgência, de crédito acessível para retomar as atividades. Segundo a instituição, do total, 57% são Microempreendedores Individuais (MEIs), 36% são microempresas e 7%, empresas de pequeno porte.
A instituição enviou uma carta ao setor financeiro e ao Governo do Estado, alertando que a demanda é “urgente e fundamental” para o restabelecimento das atividades econômicas dessas empresas que foram atingidas pelas águas.
“Para que haja a recuperação econômica e a restauração do tecido empresarial catarinense é fundamental que as instituições trabalhem unidas e tenham como prioridade a missão de apoio aos pequenos negócios. O Sebrae SC faz esse movimento para ressaltar a importância do trabalho conjunto nesse momento de crise, já que o acesso a crédito é a principal demanda dos empresários para que possam retomar a operação de seus negócios” destaca Renato Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae SC.
O Sebrae se propõe a ajudar no que pode, que é disponibilizar técnicos e consultores para realizar as análises e levantamentos de dados financeiros e de gestão das empresas para embasar melhor as liberações de crédito e agilizar esse processo, informa o superintendente em exercício da instituição, Anacleto Ortigara. A instituição pode ajudar também na organização dos documentos necessários.
“Depois que as linhas de crédito forem disponibilizadas, vamos garantir todo o apoio ao empresário para que ele tenha acesso aos recursos e para que façam a aplicação de maneira adequada e estratégica”, disse o superintendente.
Fonte: Estela Benetti/NSC Total