Transtornos mentais e comportamentais foram motivo de afastamento de 19.903 catarinenses do trabalho em 2023, segundo dados do Ministério da Previdência, com base no número de benefícios concedidos pelo INSS por incapacidade temporária. O total de pessoas afastadas já supera os números dos anos anteriores.
No ano passado, foram concedidos 209.124 benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) em todo o país, sendo 15.122 em Santa Catarina. Já em 2021, foram 200.244 no Brasil, e 15.002 no Estado.
Os dados registrados até então não incluem transtornos mentais como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio, que foram adicionadas à lista de doenças relacionadas ao trabalho, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde no dia 29 de novembro.
Uma portaria foi publicada incluindo 165 novas patologias, apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador. Com as mudanças, o poder público deverá planejar medidas de assistência e vigilância para evitar essas doenças em locais de trabalho, possibilitando ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
Fonte NSC