O programa Universidade Gratuita atendeu 4.557 estudantes no primeiro semestre de implantação. Os números foram apresentados na terça-feira (12) para deputados estaduais na Assembleia Legislativa (Alesc).
Segundo os dados apresentados pelo Estado, o Universidade Gratuita teve 12.003 alunos interessados, que fizeram as inscrições no prazo encerrado em outubro. Desse número, 7.018 foram aprovados por atenderem aos critérios, como morar no Estado há pelo menos cinco anos e ter renda per capita abaixo de quatro salários mínimos (hoje, R$ 5.280) para candidatos de todos os cursos, exceto Medicina.
A implantação do Universidade Gratuita será feita de forma gradual até 2026. Para este ano, a estimativa era de que o Estado investisse R$ 217 milhões para custear as vagas em universidades comunitárias, do sistema Acafe.
Por conta da disponibilidade de recursos neste semestre, o Estado conseguiu atender 4.557 estudantes — 61,8% dos aprovados. A preferência foi dada a partir de quesitos como índice de carência e alunos que estudaram em escolas públicas. Os outros estudantes não beneficiados devem ficar em uma lista de espera.
Foto/crédito: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação