Heitor Vitor Brignoli, da Escola Sesi, conquistou o 3° lugar, Breno Wesley Martins, do Senai, ficou em 2°lugar e Rafael Vinicius Warmling, também do Senai, foi o 1°lugar do concurso cultural para criação da nova logomarca da Associação de Amigos do Autista de Rio do Sul (AMA Rio do Sul/Afadi).
“A participação dos nossos alunos serviu para incentivar e valorizar os talentos deles, assim como conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão”, destacou a psicopedagoga da Escola Sesi e do Senai, Sandra Regina Zunino Spieweck.
Ao todo foram 11 pessoas autistas de Rio do Sul participando do concurso, que teve como objetivos mudar a logo atual da instituição. “Também foi uma maneira de oportunizar um lugar de fala para os autistas. Nada mais justo que a nova logo ser criada por quem entende de autismo”, explicou Rita Schlemper, presidente da AMA Rio do Sul/Afadi.
“Eu nem consigo expressar o tamanho da nossa alegria. O Rafael nos surpreende a cada dia, buscando seu futuro, sua profissão. Quem convive com ele sabe que o desenho que fez demonstra exatamente como um autista aprende e se relaciona, que é através do amor”, comentou Benta Maria da Silva, mãe de Rafael Vinícius Warmling, primeiro lugar no concurso.
Sobre a AMA Rio do Sul/Afadi
A Associação de familiares e amigos de pessoas com autismo e deficiência intelectual e múltiplas (Afadi), hoje renomeada para Associação de Amigos do Autista (AMA Rio do Sul/Afadi), foi criada em 2017.
Desde então, realiza cursos, palestras, seminários, entre outras ações sobre autismo.
Em 2022, passou a atender na Rua XV de Novembro, com serviços de fonoaudióloga, profissional de educação física, psicóloga e grupo de apoio para os pais de filhos autistas. Atualmente, são mais de 40 autistas atendidos pela AMA Rio do Sul/Afadi.
Foto/crédito: Débora Cláudio/Divulgação