O imunizante, de dose única, será indicado para pessoas com 18 anos ou mais em situação de risco elevado de exposição ao vírus
A Anvisa aprovou o registro da vacina IXCHIQ, desenvolvida pelo Instituto Butantan para a prevenção da Chikungunya. O imunizante, de dose única, será indicado para pessoas com 18 anos ou mais em situação de risco elevado de exposição ao vírus. A vacina é contraindicada para gestantes, imunodeficientes e imunossuprimidos.
A vacina demonstrou eficácia em estudos clínicos realizados com adultos e adolescentes, apresentando resposta positiva na produção de anticorpos neutralizantes. O imunizante já havia sido aprovado por outras agências internacionais, e passará agora por estudos de efetividade e farmacovigilância ativa no Brasil, conforme compromisso firmado entre a Anvisa e o Butantan.
A vacina é do tipo recombinante atenuada, desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva. A produção inicial será feita na Alemanha, com previsão de fabricação futura no Brasil. A avaliação da Anvisa envolveu dados clínicos, qualidade da produção. além da participação de um grupo técnico nacional especializado em arboviroses.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa