País já registra 59 casos de intoxicação por metanol
Diante do aumento de casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou autoridades reguladoras de diversos países para viabilizar a chegada ao Brasil do fomepizol, antídoto usado no tratamento contra a substância.
Até agora, o país já contabiliza 59 casos suspeitos, sendo 11 confirmados em laboratório e outros 48 em investigação.
Como o medicamento não possui registro sanitário no Brasil, a agência iniciou contato formal com órgãos reguladores dos Estados Unidos, Argentina, União Europeia, México, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália. Também foi publicado um edital internacional para identificar fabricantes e distribuidores com disponibilidade imediata, visando atender o Sistema Único de Saúde (SUS).
Manipulação
Enquanto busca acelerar a importação, a Anvisa identificou mais de 600 farmácias de manipulação aptas a preparar etanol em grau de pureza adequado para uso médico, que pode ser utilizado como alternativa terapêutica emergencial ao fomepizol.
Paralelamente, a agência está apoiando a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, definindo o fluxo de coleta e envio de amostras suspeitas. Três laboratórios já foram habilitados para realizar as análises.
O Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar os casos, analisar dados, coordenar ações e definir estratégias de resposta rápida. A sala terá funcionamento extraordinário e permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário.
Já o Ministério da Justiça e Segurança Pública relaciona os casos à circulação de bebidas alcoólicas adulteradas, reforçando a necessidade de investigação e fiscalização.
Fonte: Anvisa / CNN Brasil












