Por enquanto, o aplicativo que se chama – Solicitação Samu – IT4D -, está disponível apenas para Android
Como resultado da atuação da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu um aplicativo móvel que permite a abertura de chamados de emergência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por pessoas surdas em Santa Catarina.
O atendimento é feito por meio de mensagens de texto em tempo real com os técnicos e médicos reguladores do serviço. No momento, o aplicativo está disponível para o sistema Android, com o nome “Solicitação Samu – IT4D”.
Em reunião realizada nesta terça-feira (1º), representantes do SAMU confirmaram à 30ª Promotoria de Justiça que o aplicativo já está disponível nas plataformas digitais, direcionado especificamente ao atendimento de pessoas surdas e mudas. O app possibilita comunicação direta com os profissionais do SAMU e está em fase de aprimoramento, com base em sugestões da Fundação Catarinense de Educação Especial. A principal proposta é incluir imagens para facilitar a comunicação, considerando que a Libras costuma ser a primeira língua das pessoas surdas.
Além disso, foi anunciada a previsão de funcionamento de uma Central Integrada de Emergência ainda neste mês de julho, que atuará em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros serviços.
O desenvolvimento do aplicativo pela Secretaria de Estado da Saúde é resultado de um inquérito civil conduzido pela 30ª Promotoria de Justiça, instaurado após uma representação que apontava falhas no atendimento do SAMU a pessoas surdas. Desde então, houve capacitação de profissionais, mudanças em protocolos internos e, agora, a criação do aplicativo para ampliar o acesso e melhorar a comunicação.
Fonte: MPSC