Entre as melhorias previstas, estão a substituição das cinco comportas, a revisão das galerias de concreto, a troca da blindagem metálica e a restauração do sistema elétrico
A Barragem de Ituporanga inicia uma transformação histórica com o início das obras de modernização. Nesta terça-feira, 5, as primeiras máquinas chegaram na capital da Cebola, marcando o começo de uma reforma inédita em 50 anos, com um investimento de R$ 23 milhões. A intervenção foi planejada após uma análise técnica detalhada que apontou a necessidade urgente de modernizar a estrutura.
Entre as melhorias previstas, estão a substituição das cinco comportas, a revisão das galerias de concreto, a troca da blindagem metálica e a restauração completa do sistema elétrico. Uma inovação importante será a automação, que permitirá a operação remota da barragem por técnicos da Defesa Civil, aumentando tanto a eficiência quanto a segurança.
A modernização ocorrerá em duas fases. Na primeira, estão previstas obras emergenciais, focando especialmente no funcionamento das comportas 4 e 5. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jorginho Mello no dia 30 de outubro, e a empresa responsável já iniciou os trabalhos, com todo o maquinário posicionado no local. A previsão de conclusão desta etapa inicial é de até 40 dias.
Fonte: Ascom/SDC