Um segundo caso suspeito está em análise pelo Lacen
A Secretaria de Saúde de Rio do Sul confirmou nesta quarta-feira (6), um caso de coqueluche, uma infecção respiratória grave, especialmente perigosa para crianças. O exame foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Florianópolis, levando a Secretaria a buscar a escola frequentada pela pessoa infectada para possíveis orientações. Um segundo caso suspeito está em análise pelo Lacen.
A coqueluche é marcada por crises de tosse seca, podendo afetar a traqueia e os brônquios. Em crianças com menos de seis meses, a doença pode levar a complicações sérias e até à morte, caso não seja tratada adequadamente.
Primeiro caso confirma em cinco anos
Esse é o primeiro caso confirmado na cidade em pelo menos cinco anos. Com a presença de casos confirmado e suspeito, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de atenção aos sintomas e destaca a importância da prevenção contínua.
O Calendário Nacional de Vacinação recomenda a imunização contra a coqueluche em crianças através da vacina Pentavalente, administrada aos dois, quatro e seis meses, e da vacina DTP, aos 15 meses e quatro anos. A vacina é contraindicada para maiores de sete anos, mas o SUS oferece doses específicas para gestantes e profissionais de saúde em contato com recém-nascidos.
Sintomas por fase
A doença evolui em três fases principais:
- Fase Inicial: Semelhante a um resfriado, com febre baixa, mal-estar, coriza e tosse leve.
- Fase de Tosse Intensa: Caracterizada por crises severas de tosse, que podem levar a vômitos e causar dificuldade respiratória e congestão facial.
- Fase de Recuperação: A tosse diminui gradualmente, mas pode persistir por várias semanas.
Em bebês, a coqueluche é mais grave, podendo provocar apneia, convulsões e desidratação, além de outros sintomas severos que exigem hospitalização e vigilância constante.
A vacina é oferecida pelo SUS a crianças, gestantes e profissionais de saúde em maternidades e unidades neonatais.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio do Sul