Um dos primeiros pontos atendidos foi o bairro Lauro Pamplona
Moradores de diversas comunidades de Agronômica têm reclamado nos últimos meses da utilização das lixeiras comunitárias, que com acúmulo de lixo próximo das casas tem atraído ratos, baratas e até outros animais peçonhentos, além de doenças e mau cheiro por conta do calor do verão. Buscando uma solução, além de orientação à população, o Departamento de Planejamento da Prefeitura iniciou nesta semana a retirada desses pontos, com instalação de placas.
Um dos primeiros pontos atendidos foi o bairro Lauro Pamplona. A ação deve se estender na próxima semana para outras localidades, orientando aos moradores para fazer a correta separação do lixo, visando evitar problemas de saúde pública. “Essa questão do lixo é um trabalho coletivo, as pessoas precisam ter essa consciência, não adianta eu tirar da minha residência para colocar na frente da casa de outro vizinho e isso, tem trazido transtornos, casos de doença, aspecto feio, animais peçonhentos e um mau cheiro grande, especialmente agora no verão”, comentou a diretora do Departamento de Planejamento, Aline Souza Bombilio.
A orientação é que na cidade cada morador tenha sua lixeira individual em sua residência. Aline relatou que o município trabalha em um planejamento para melhorar o atendimento no interior da cidade. “No Centro, a coleta de orgânicos, rejeitos e seletiva passa duas vezes por semana e no interior uma vez por mês, mas estamos buscando estruturar a coleta no interior para atender com qualidade a população da área rural, que é bastante significativa”, completou.
Texto: Arthur Hoffmann / Rádio Mirador