Vários bancos e fintechs brasileiras enfrentaram problemas em seus aplicativos nesta sexta-feira (19), devido a um apagão cibernético que afetou diversos lugares ao redor do mundo.
De acordo com o site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, foram registradas reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. Clientes também utilizaram as redes sociais para relatar dificuldades para acessar os aplicativos, realizar login e efetuar pagamentos.
O apagão cibernético, que teve impacto global, afetou serviços em diversos setores, incluindo empresas aéreas, de telecomunicações e financeiras. A Microsoft informou que o problema teve origem em sistemas do Windows devido a “uma atualização de uma plataforma de software de terceiros” e que uma solução estava sendo implementada rapidamente. A empresa declarou que, por volta das 8h10, a falha já havia sido resolvida, mas alertou para a possibilidade de problemas residuais.
Os incidentes foram relatados em vários países, como Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido e Alemanha. Até o momento, não houve registros de impactos em aeroportos no Brasil. Em Santa Catarina, os aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes operam normalmente.