Foi aprovado nesta quarta-feira (5) requerimento do deputado Rodrigo Preis (PT), que substitui o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), licenciado por 30 dias, para discutir os desastres climáticos e ambientais em Santa Catarina e novas formas de conter as enchentes. A proposta de Preis, apresentada na reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em Joinville, foi aprovada por unanimidade.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Marquito (Psol), sugeriu que a audiência pública seja realizada no dia 24 de junho, em Rio do Sul, garantindo a participação de Rodrigo Preis, antes que termine sua substituição ao deputado titular Padre Pedro. O pedido da audiência pública ainda precisa ser aprovado na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da ALESC.
“No Alto Vale está se discutindo fazer mais três barragens, o que vai gerar desapropriações, impactos ambientais. O debate é sempre feito na questão de construir barragens. Nós queremos discutir outras formas de segurar essas águas. O objetivo central dessa audiência pública é um debate de outras práticas para que a gente possa segurar as águas nas propriedades agrícolas e nas cidades”, explica Rodrigo Preis.

Deputado Rodrigo Preis (Foto: Vicente Schmitt / Agência AL)
“Sou agricultor familiar, vivo na propriedade e sei que nós agricultores temos como contribuir com esse processo, segurando essas águas dentro das propriedades, com práticas conservacionistas e outros métodos. Precisamos também de políticas públicas e também de investimento. Não só investimento em barragem, mas investimento na propriedade do agricultor”, diz.
O deputado Rodrigo Preis sugere como pauta da audiência pública a discussão de políticas públicas que permitam ao agricultor investir na retenção das águas das chuvas para ser usada no período de estiagem. “Nas nossas cidades, no mesmo momento que a chuva cai ela já está chegando no rio. Por isso, queremos também discutir como as cidades catarinenses podem contribuir com esse processo”, propõe.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Educadora
Foto: Rafael Dell Antonia