A maior estrutura para contenção de cheias do Estado de Santa Catarina terá uma de suas comportas reabertas na manhã desta terça-feira (7) em José Boiteux. A informação foi repassada pela Defesa Civil de Santa Catarina.
A barragem está com as duas comportas fechadas desde 31 de outubro. Da mesma forma que em outra ocasião, a força-tarefa para abrir a comporta da barragem de forma manual terá o apoio de equipes da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Geração.
Abertura de comporta da barragem terá acompanhamento da Polícia Federal
Pelo fato de a estrutura estar dentro de uma Terra Indígena legalmente demarcada, o trabalho contará com o acompanhamento da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e da Polícia Federal.
A estrutura possui duas comportas e uma delas será reaberta a partir das 10h da manhã desta terça-feira (7). A Defesa Civil informa que a medida se dá em virtude da diminuição do nível do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí, principalmente em Blumenau.
Segundo o AlertaBlu, o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau estava em 4,45 metros às 9h da manhã e em tendência de queda. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, não há mais previsão de chuva significativa nos próximos dias para a região.
Segundo a leitura das 7h da manhã desta terça-feira (7), a Barragem Norte de José Boiteux estava com 81,41% de sua capacidade ocupada e com 41,90 metros de água no seu reservatório. Das três barragens do Alto Vale, ela é a única que não está vertendo.
Foto/crédito: Defesa Civil de Ibirama/Divulgação