Após quase três dias sem chuva no Alto Vale do Itajaí e com previsão de tempo seco, a abertura das comportas das barragens de Taió e Ituporanga já surtiram efeito e as estruturas pararam de verter, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.
A primeira barragem que deixou de operar acima dos 100% de capacidade foi a de Ituporanga, por volta das 19h de terça-feira (7). Na manhã de hoje, por volta das 9h30min, o nível do reservatório estava em 30,30 metros, o que representa 93,35% da capacidade.
O canal extravasor da barragem Sul segue fechado. Nesta quarta-feira (8) pela manhã, a estrutura estava com quatro comportas abertas e uma fechada.
Já a barragem Oeste, em Taió, foi a última a ter as comportas reabertas, na noite de terça-feira (7), após o nível do rio Itajaí do Oeste ficar abaixo dos 7 metros, na cidade de Rio do Oeste. Ela também foi a última barragem a deixar de verter.
O nível do reservatório estava em exatos 99,91% às 9h55min da manhã desta quarta-feira (8), com 23,29 metros de água. Todas as comportas da barragem estão abertas. O canal extravasor segue fechado.
Por meio de um vídeo, o secretário responsável pela Defesa Civil do Estado, Coronel Armando, explicou que as barragens são operadas de forma técnica e que a Defesa Civil está ciente do impacto que as cidades adjacentes como Rio do Sul, Laurentino e Rio do Oeste estão enfrentando.
Foi destacado ainda pelo secretário que as manobras possuem o objetivo de proporcionar o máximo do esvaziamento das barragens do Alto Vale do Itajaí, mantendo a segurança dos municípios.
Fotos/créditos: Arquivo/Defesa Civil de Taió e Alan Garcia/Imagens cedidas/Divulgação/Reprodução