A bebê de um ano que morreu após um incêndio no trailer de um circo em São Ludgero, no Sul de Santa Catarina, estava sozinha dentro do veículo com os irmãos de 3 e 4 anos. A versão foi confirmada à polícia pelo responsável do espetáculo. As informações são do g1 SC.
De acordo com a delegada Jucinês Pereira, responsável pelo caso, quando o fogo começou, a mãe das crianças havia acabado de sair do espaço e o pai se apresentava na arena.
— Segundo a informação da mãe ao proprietário, ela disse que tinha acabado de sair do motorhome, fazia três minutos — conta a investigadora.
A bebê teve mais de 50% do corpo queimado, chegou a ser encaminhada ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência no atendimento pediátrico em Florianópolis, mas não resistiu. Os irmãos permanecem internados na unidade de saúde.
A delegada Jucinês afirma que há duas principais linhas de investigação para descobrir as causas do incêndio: a primeira seria a de que o trailer pegou fogo após curto-circuito em um ventilador ou em lâmpadas decorativas perto do colchão; a segunda seria a possibilidade de as próprias crianças terem ateado fogo.
Conforme a Polícia Civil, a mãe poderá responder por abandono de incapaz. A mulher ainda não foi ouvida e prestará depoimento após “passar o período de luto”, disse a investigadora.
Família morava no motorhome
A polícia ainda diz que a família estava morando no motorhome durante a temporada de apresentações do circo, que teve início no dia 1° de março na cidade. O pai é artista e participava dos espetáculos, já a mãe cozinhava para a equipe.
O veículo, que pertencia ao circo, estava estacionado no mesmo terreno da arena e ficou completamente destruído após o incêndio.
Relembre o caso
O incêndio começou na noite de sábado (2), por volta das 20h. Quando os socorristas chegaram ao local, o veículo já estava tomado pelas chamas e as crianças já haviam sido retiradas do trailer e levadas ao hospital. Foram utilizados cerca de 4 mil litros de água para combate.
Segundo relato dos socorristas, as crianças estavam dormindo dentro do trailer quando o pai viu o fogo, tirou elas do local e acionou os serviços de emergência.
Inicialmente, as crianças foram levadas ao Hospital Santa Terezinha, mas foram transferidas também para a Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) do Hospital Infantil de Florianópolis. Elas precisaram ser entubadas por conta da gravidade do estado de saúde.
A menina de um ano foi levada ao Hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tubarão ainda durante a madrugada de domingo e transferida para o Hospital Infantil de Florianópolis durante a manhã. Entretanto, não resistiu e morreu.
O menino de 4 anos ficou com queimaduras em cerca de 3% do corpo e com problemas respiratórios. Já a menina de 3 anos ficou com 10% do corpo queimado. Devido a gravidade das situações, as crianças precisaram ser entubadas.
Foto/crédito: Matheus Adan/NSC TV/Reprodução