Evento será realizado no bairro Pamplona a partir das 16h com apresentações culturais
A Associação Cultural Anastácia da Raça Negra Ação Popular da Região do Alto Vale do Itajaí (Acarnap) realiza no domingo o Bloco de Rua Vó Deja. O evento que comemora o carnaval é realizado com recursos privados da entidade e dos participantes, iniciando às 16h na Sede da entidade, que fica na Rua Araucária, no bairro Pamplona.
A organizadora da ação e presidente da Acarnap, Deiziane de Souza da Silva Fontanive, a Preta, disse que mais de 70 pessoas devem participar do evento que terá apresentação do grupo Consciência Negra de Ituporanga. “Vamos incluir crianças, idosos, jovens de todos os tipos de raças, cores e gênero, porque somos uma entidade acolhedora e inclusiva, não exclusiva como muitos querem. Queremos nos divertir porque é nosso direito e com o nosso dinheiro. As pessoas falam sobre a utilização de recurso público para o Carnaval como se nós não contribuíssemos, a gente também é trabalhador e cidadão de Rio do Sul, mas entendemos as prioridades da cidade e estamos fazendo nosso parte como cidadão, por isso vamos fazer com recursos próprios nesse momento”, comentou.
Preta ainda falou que o Carnaval é a maior festa popular do Brasil e até do mundo, e que ele merece ser valorizado. “Rio do Sul já teve um carnaval muito forte no passado, então não é uma festa que foi inventada no momento. Aquele que nega que Rio do Sul não teve Carnaval não conhece sua própria história. Nosso objetivo é tentar retomar um lazer popular, acessível a todas as classes sociais e não excludente como em alguns eventos onde você precisa pagar um combo astronômico. O valor do nosso abadá é justamente para pagar a camiseta e o copo, porque como somos uma entidade sem fins lucrativos, pagamos os custos do evento com o valor arrecadado dos abadás”, comentou.