A prefeitura de Blumenau assinou nesta terça-feira (2) um empréstimo milionário junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O dinheiro deve ser usado para execução de obras e contratação de projetos relacionados à drenagem pluvial e contenções de deslizamentos.
A Câmara de Vereadores aprovou o empréstimo no fim do ano passado.
Serão R$ 54 milhões para macrodrenagem das ruas Maceió, no bairro Garcia, e Heinrich Hosang, no Victor Konder, e Santa Efigênia, na Itoupava Norte. Para as duas últimas, a prefeitura tem os projetos em mãos e parte agora direto para licitar as empresas e executar as obras.
Na Rua Heinrich Hosang, a tubulação tem cerca de 40 anos e prédios foram construídos em cima dela. No ano passado, um trecho cedeu e foi obstruído. A prefeitura fez um reparo paliativo, mas a solução é implantar uma nova rede passando pelo cruzamento com a Rua Max Hering.
A ideia é fazer escavação subterrânea, em um processo manual, para não impactar o trânsito na região central de Blumenau.
Na Santa Efigênia o objetivo é colocar uma tubulação com maior diâmetro logo depois do dique de contenção de cheias, responsável por levar a água da chuva para o Rio Itajaí-Açu. O projeto prevê ainda melhorar a drenagem da Vereador Romário da Conceição Badia e algumas transversais, para depois reurbanizá-las. Quando pronta, a obra deve ter impacto direto na redução de enxurradas.
O recurso recém obtido por Blumenau também deve bancar a contenção do talude nas ruas Netuno e Maestro Francisco Baumgarten, na região do Morro da Coripós. No ano passado, quando a cidade enfrentou praticamente dois meses consecutivos de chuva, casas precisaram ser demolidas nessa região por causa de um barranco que cedeu.
Outra parte do empréstimo é exclusivamente para a elaboração de projetos destinados a resolver problemas de drenagem em pontos onde ocorrem alagamentos com frequência nas enxurradas e são os primeiros a inundar em enchentes. O secretário de Obras de Blumenau, Dirk Reiter, cita como exemplos as ruas São Paulo, Antônio da Veiga e Almirante Barroso.
Com os projetos prontos, a prefeitura poderá buscar novos recursos para execução. O empréstimo obtido junto ao BRDE deve ser pago até 2045.
Foto: Felipe Sales, NSC TV
Matéria: Talita Catie/NSC