Na data de ontem (01/05) fomos acionados para uma ocorrência de incêndio na Catedral São João Batista. Felizmente nossas guarnições obtiveram êxito no combate, contendo o incêndio ainda dentro da torre esquerda, evitando que se alastrasse para as demais partes do templo.
Após o combate, nossas guarnições isolaram o local para que hoje (02/05) pela manhã fosse realizada a perícia. No momento já foi realizada a análise do local, assim como a escavação dos escombros e coleta dos vestígios.
Após esse procedimento, já conseguimos excluir algumas possíveis causas do incêndio: como um fenômeno natural, algum possível vazamento de gás e até mesmo explosão.
Nossa principal linha de investigação é uma causa relacionada à eletricidade, como um curto circuito ou a falha em algum equipamento elétrico. Entretanto, ainda há algumas possibilidades que ainda não conseguimos descartar.
A atividade de perícia do CBMSC trabalha com um prazo de aproximadamente 20 dias para conclusão das investigações, momento em que poderemos afirmar com mais exatidão o que ocorreu.
Respeitosamente,
1º Tenente BM Daniel WEGNER Silva
Perito de Incêndio e Explosão do 15ºBBM