Cidades de Santa Catarina vão precisar se adequar a uma nova regra do programa Bolsa Família, do governo federal. A novidade passa a limitar o número de famílias unipessoais (formadas por apenas uma pessoa) em 16% do total de beneficiários em cada município.
Com isso, segundo os números de setembro do Bolsa Família, 119 cidades de SC vão precisar se adequar à nova regra porque tinham até este mês mais de 16% dos beneficiários na condição de famílias unipessoais. O número corresponde a 40% dos municípios catarinenses.
Estão na lista sete das 10 maiores cidades do Estado (Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Lages, Itajaí e Palhoça), mas também municípios pequenos, como os dois com menor população segundo o Censo 2022 (Santiago do Sul e Barra Bonita). Os maiores percentuais de famílias unipessoais entre os beneficiários estão em Alto Bela Vista (34,78%) e Pomerode (33,33%).
A nova regra não se trata de um corte, mas de uma limitação na quantidade de benefícios pagos a famílias com apenas uma pessoa. Conforme a portaria, os municípios que alcançarem ou superarem o limite de 16% ficarão impedidos de incluir novas famílias unipessoais entre os beneficiários. Até dezembro, os municípios deverão adotar uma averiguação cadastral da composição dessas famílias.
A mudança, segundo o governo federal, busca corrigir distorções registradas entre outubro de 2021 e dezembro de 2022, período em que o número de famílias unipessoais beneficiadas com o Bolsa Família disparou. O novo limite adotado corresponde ao número de lares com famílias de uma só pessoa apontado pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD Contínua), do IBGE.
Confira as cidades de SC com mais famílias unipessoais no Bolsa Família:
No Alto Vale, Rio do Sul tem 1.517 famílias beneficiadas, sendo 286 unipessoais; Ituporanga tem 489 famílias e 86 unipessoais; Taió tem 442, com 77 unipessoais; Braço do Trombudo tem 45 famílias e 8 unipessoais; Laurentino está com 130 famílias e 21 unipessoais; Rio do Oeste conta com 20 família beneficiadas, 5 unipessoais.
Informações NSC