Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram acionados na tarde desta quinta-feira, 08, por volta das 15h10, para apoiar os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles no combate a um incêndio que atingiu estufas de fumo na localidade de Rio Denecke.
No entanto, durante o deslocamento até a região, na localidade de Serra Cambará, em Witmarsum, a equipe foi interceptada por um motoqueiro que informou sobre um novo incêndio em uma estufa de tabaco naquele local.
Diante dessa nova informação, os bombeiros precisaram alterar o rumo da operação e seguir para Witmarsum, cancelando o apoio à unidade de Vitor Meireles. Ao chegarem no local, constataram que o incêndio já havia atingido uma estufa de tabaco, onde terceiros estavam realizando os primeiros esforços para controlar as chamas.
Imediatamente, a guarnição iniciou o combate ao fogo e, após extinguir as chamas, fez o rescaldo para evitar novos focos de incêndio. No entanto, o incêndio causou a perda total da estufa que estava carregada com 70 arrobas de fumo em secagem, além de comprometer parte da estrutura de um galpão anexo à mesma.
Os Bombeiros Voluntários conseguiram salvar uma estufa ao lado, duas casas em anexo e mais um rancho.
A ação rápida da comunidade e dos bombeiros que passavam nas proximidades, evitou uma grande perda.
O combate ao incêndio envolveu o uso de aproximadamente 3.000 litros de água, que foram distribuídos entre o caminhão de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio e tratores da comunidade local, que auxiliaram no abastecimento e no controle das chamas.
Não houve registro de feridos.
Foto: Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio