Desde a última quarta-feira, dia 04, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio estiveram de prontidão e em estado de alerta para atuar durante as cheias na região. Com a emissão dos alertas durante toda semana passada, realizadas pela Defesa Civil Estadual, a corporação se preparava para reforçar as equipes e equipamentos para eventuais acionamentos.
Na quarta-feira, dia 04, o primeiro acionamento foi registrado às 13h25 e gradativamente com o aumento do nível dos rios, a central de emergência registrava vários chamados. Somente para resgate de pessoas, foram atendidas 13 ocorrências e 9 pessoas resgatadas.
No sábado, dia 07, os acionamentos começaram já no período da manhã, às 09h51 foi resgatada uma senhora em uma residência que estava alagada, posterior tendo outros acionamentos no início da tarde, com diversos chamados devido à rápida elevação do nível dos rios, sendo que a corporação contabilizou um total de 32 pessoas resgatadas em diversas ruas da cidade em 14 ocorrências.
No domingo, dia 08, foram contabilizados 18 acionamentos, iniciando com o primeiro chamado às 15h56 e gradativamente várias ligações foram iniciando, tanto para resgate de pessoas quanto para orientações e repasses à outros órgãos. Foram registradas nesse dia o resgate de 30 pessoas de residências ou locais de difícil acesso.
No domingo, a corporação também foi acionada para resgatar um masculino próximo ao Fórum da cidade, que se segurava em uma placa de sinalização e que estava quase sendo carregado pela força das águas. A equipe de resgate, realizou o salvamento e deixou o masculino em segurança.
No total, foram contabilizadas 45 ocorrências e 75 pessoas resgatadas em Presidente Getúlio.
Recursos empregados
A corporação contou com um reforço no contingente operacional, foram 21 bombeiros escalados nas operações de busca e salvamento de pessoas ilhadas e no atendimento rotineiro. Foram empregadas 6 viaturas e 7 embarcações, desde botes e embarcações motorizadas.
Um caminhão 4×4, doado pelo exército brasileiro atuou nas operações em áreas alagadas, ao qual a maioria das ocorrências puderam contar com resgates através deste veículo, conjunto de profissionais habilitados para estes tipos de situações.
A central de operações, contou com um reforço de 4 operadores, que revezavam as atribuições e demandas que chegavam para os atendimentos.
A corporação agradece a todos os bombeiros e alunos do Curso de Formação em Bombeiro Voluntário Operacional, pelo apoio em todos os dias em que a cidade passou pelo evento climático, aos apoios prestados pelos Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles em atendimentos na cidade de Witmarsum, em razão da não passagem de Presidente Getúlio ao município.
Informações:
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa.
Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio – SC.
Fotos e vídeos:
BVPG/Divulgação