A primeira turma do Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil – Modalidade de Ensino a Distância e Cursos de Qualificação Profissional participou da aula inaugural nesta sexta, 28 de julho, em Camboriú. A qualificação é promovida por meio de acordo de cooperação técnico-científico firmado entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) e a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).
Nesta primeira turma participam bombeiros de 20 unidades filiadas a associação estadual. O curso terá duração de dois anos sob a coordenação da professora Cleonice Beppler. Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão e responsável pelo curso junto a ABVESC, Francisco Vieira, a qualificação é de extrema importância uma vez que a atividade dos bombeiros está diretamente ligada à Defesa Civil.
Ele observa, ainda, que os bombeiros voluntários de Santa Catarina prestam auxílio em 52 municípios e vários deles são afetados por desastres naturais com certa frequência. “A parceria entre IFC e ABVESC só tem a contar com pontos positivos. Unimos os trabalhos operacionais dos bombeiros voluntários juntamente com a gestão administrativa da Defesa Civil.”
No Alto Vale as corporações que participam do Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil foram Ibirama e Presidente Getúlio.
Informações e foto: Assessoria de Comunicação Social da ABVESC e Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina