O nadador rio-sulense Bruno Becker da Silva tem a partir de quinta-feira (16) mais um importante desafio em busca do índice para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 ao disputar a primeira etapa do Open Nacional de Natação. A competição acontece no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.
São 274 atletas representando Clubes de 16 estados e do DF confirmados nas disputas. Bruno competirá nos 50 e 100 metros costas, além dos 200 metros nado livre, sua principal prova, onde busca o índice para os Jogos Paralímpicos.
Esta é a segunda e última Seletiva para os Jogos Paralímpicos de Paris na modalidade. A primeira oportunidade para os nadadores baterem o índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos critérios de qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi o Open Internacional de natação, também no CT Paralímpico, de 2 a 4 de maio. Durante o Open, disputado por 80 atletas, 27 nadadores, 15 homens e 12 mulheres, conseguiram tempos melhores do que o índice.
O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB. Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve acontecer entre junho e julho.
“Estamos com uma boa expectativa e a cabeça muito boa, psicologicamente falando. Na primeira seletiva nadamos dois, três segundos abaixo do índice, o que corrigimos e melhoramos nesse curto espaço de tempo. Estou confiante e acreditando que podemos buscar essa vaga que seria a segunda oportunidade da minha carreira de disputar os Jogos Paralímpicos”, comentou.