O paratleta rio-sulense Bruno Becker da Silva viaja nesta quarta-feira (1º) para São Paulo onde a partir de quinta-feira inicia a disputa do Open Internacional de Natação. Esta será a primeira oportunidade dos nadadores brasileiros de buscam o índice para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A competição, considerada a primeira Seletiva da modalidade para o megaevento na capital francesa, reunirá 80 nadadores de clubes de oito estados (AL, ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP) no Centro de Treinamento Paralímpico. Na natação, o Brasil tem 37 vagas para os Jogos Paralímpicos, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB.
A disputa pelas vagas acontecerá em dois eventos. Além do Open, os atletas poderão buscar o Índice A definido pelo CPB para qualificação aos Jogos na Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, marcada para ocorrer de 16 a 18 de maio, também no CT.
Bruno buscará índice em sua principal prova, os 200 metros nado livre nas classes baixas. Em Rio do Sul nos treinos para a seletiva, ele nadou três segundos abaixo da marca estabelecida pelo Comitê.
“Viemos de uma rotina intensa de treinos nos últimos meses, ajustando, conversando com diversos técnicos de todo Brasil e se preparando. Com alguns ajustes melhoramos ainda mais nosso tempo e com certeza o objetivo maior é a vaga para os Jogos Paralímpicos. Estou muito focado e quero muito estar novamente no maior evento esportivo do mundo pela segunda vez seguida”, comentou.