Proposta objetiva criar cadastro único estadual com série de informações sobre moradores de rua
Prefeitos de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí, além de membros de entidades do Estado articulam para enviar um Projeto de Lei a Assembleia Legislativa para instituir o Cadastro Estadual da Pessoa em Situação de Rua. A proposta é integrar tudo em um único sistema em todo Estado, realizando acompanhamento contínuo dos moradores de rua.
O sistema, desenvolvido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), será alimentado por equipes de abordagem social, guardas municipais, assistentes sociais e forças de segurança. A ferramenta funcionará como um prontuário digital, reunindo informações como registro facial, geolocalização, histórico de saúde, antecedentes criminais e número de abordagens. Esse banco de dados será acessível a serviços de assistência social, albergues, restaurantes populares, clínicas e hospitais, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes.
A proposta objetiva que através dos dados e informações o Governo do Estado, além das prefeituras das cidades consigam articular a realização de ações para diminuir o número de moradores de rua nas cidades.