Para manter a regularidade e a qualidade do abastecimento em Rio do Sul, a Casan (Companhia de Águas e Saneamento) instalou quatro novas câmaras de filtração na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. O investimento na melhoria, iniciada em março e concluída neste mês de setembro, foi de aproximadamente R$ 2 milhões.
“Os novos filtros têm como objetivo regularizar a vazão da produção de água mesmo em momentos de maior turbidez do Rio Itajaí do Sul, especialmente em épocas de chuva”, explica o engenheiro sanitarista Luís Alexandre da Rocha. A turbidez do manancial é um problema recorrente que prejudica o fornecimento não só em Rio do Sul, mas também nos outros cinco municípios atendidos pelo sistema integrado da região: Laurentino, Lontras, Agronômica, Aurora e a localidade de Serra São Miguel, em Ibirama.
Outros investimentos no setor de água em Rio do Sul estão na agenda da estatal. Entre eles, a construção de uma nova ETA que irá substituir a estação do bairro Laranjeiras. A estrutura terá vazão de 700 litros por segundo, ou 60 milhões de litros por dia. O projeto está em processo licitatório para contratação da empresa executora da obra.