As chuvas que atingiram Santa Catarina e causaram alagamentos em Rio do Sul por mais de duas semanas, trouxeram inúmeras dificuldades para empresas e para toda a população. Em resposta a Situação de Calamidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) segue mobilizada para auxiliar os atingidos e buscou linhas de crédito junto a instituições financeiras para apoiar aqueles que foram afetados pelas inundações.
O presidente da CDL, Marco Aurélio Vargas das Neves, ressalta que muitas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, foram severamente impactadas, enfrentando prejuízos materiais e financeiros significativos. “Tivemos lojas fechadas por 14 dias e sem faturamento, então a CDL esteve trabalhando incansavelmente nos bastidores buscando parcerias que pudessem auxiliar os atingidos”, revela.
Marco destaca que as principais foram com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e com cooperativas de crédito da capital do Alto Vale. “Três cooperativas da cidade, Sicoob, Sicredi e Viacredi Alto Vale, já disponibilizaram linhas de crédito para os associados da CDL com taxas diferenciadas e os comerciantes podem estar buscando essas alternativas para poder honrar os seus compromissos com aluguel, folha de pagamento, fornecedores e outras despesas”, disse.